quarta-feira, 13 de março de 2013

REUNIÃO GT ACESSO COM Direção do P.N. APARADO DAS SERRA E SERRA GERAL

No dia dia 10 de março, estivemos eu (Nelson Brügger – Tesoureiro da FGM)  e Carina Korb (diretora de Meio Ambiente da FGM) para definir o novo documento que permite a entrada de montanhistas sem a contratação de condutores locais nas trilhas rio do Boi, Piscinas do Malacara e piscinas do Tigre Preto. Essa foi uma construção com muitas mãos, entre o GT de acesso da FGM, encabeçado pelo Tiago Santos e apoio inestimável da Kika Bradford (FEMERJ, CBME e Acesso PanAm) e do Silvério (CBME), além do Diretor do Parque Nacional, Deonir Zimermann e dos Analistas Ambientais do ICMBio Eugênio Petter Neto (Coordenador de Uso Público do P.N. ) e Lúcio Santos (Coordenador de Educação Ambiental do P.N.).
Deonir Zimmermann(diretor do P.N.), Nelson Brügger (FGM), Eugênio Netto (Icmbio) e Carina Korb (FGM) na sede do Parque Nacional Aparados da Serra.

Este termo é um aprimoramento do termo em uso desde 2008 e dá maior segurança jurídica em caso de acidentes além de reduzir a burocracia na entrada, facilitando inclusive o pagamento. O novo Termo de Responsabilidade estará disponível em breve na internet. Ele deve ser preenchido, assinado e enviado ao Parque por email. Também estará disponível, um tutorial para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$6,00, apenas para a entrada na trilha “rio do boi”. As trilhas piscinas do Tigre preto e piscinas do malacara, embora gratuitas, igualmente dependem de envio do termo, onde o montanhista reconhece as normas e procedimentos envolvidos e assume os riscos, isentando a direção do Parque sobre os mesmos. (O montanhista deve estar com ela na mochila!!!!). Um fator muito importante em enviar o termo, é contribuir para as estatísticas de visitação, que são usadas plo ICMBio em Brasília para destinar verba aos Parques. Cada vez que entramos sem registro, contribuímos para que o Nosso Parque receba menos verba!
Excursões pagas, que envolvam prestação de serviço não usam este termo, estando sujeitas ao mesmo regramento que os condutores locais. Maiores informações podem ser obtidas junto ao Parque Nacional  (54-3251-1277 ou pelo email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br).
Nesta mesma data, nossa diretora de Meio Ambiente, Carina Korb, entregou uma minuta de Cooperação Técnica entre a FGM e o ICMBio, que será encaminhada para análise pela Procuradoria do órgão em Florianópolis. Esta ação, igualmente contou com apoio das pessoas citadas acima, além do Milton Dimes, da FEMESP a quem somos gratos. Assim que tivermos uma posição divulgaremos mais informações aqui no site da FGM.
Deonir Zimmermann e Eeugênio  Netto (ICMBio) rececebem de Carina Korb (FGM) a proposta de Cooperação Técnica entre a FGM e o ICMBio, 

Carina Korb e Ricardo Reis sonhando com novas aventuras no Itaimbézinho! Vamu que vamu!!!!


Boas escaladas e caminhadas!

Nelson Brügger



3 comentários :

Filipe disse...

Excelente, pessoal!
Tomara que no futuro próximos possamos também escalar livremente nestes parques!
Excelentes conquistas pela FGM! Parabéns!
Filipe

Anônimo disse...

PARABÉNS!
Grande conquista...

Fernando Urnau
Asgem - FEMESC

Nelson Brügger disse...

Obrigado Filipe e Fernando,
só posso dizer que 'sonho que se sonha junto não é sonho, é realidade"!!!
Nelson Brügger