sábado, 30 de maio de 2009

Recomendações aos iniciantes no montanhismo e escalada

Recomendações aos iniciantes no montanhismo e escalada

A FGM recomenda que antes de sair para aventurar-se em trilhas e paredões se busque os conhecimentos específicos dependendo da atividade que se deseja realizar. É estritamente recomendável que o aventureiro faça um curso de primeiros socorros com alguma entidade competente, que faça um período de adaptação ao esporte da escalada em alguma academia que ofereça tal prática.

Depois, que busque os conhecimentos necessários para a prática da sua atividade pretendida com profissional competente, ex.: Curso Básico de Escalada em Rocha, Curso de Iniciação ao Montanhismo e/ou Curso Básico de Montanhismo (muitas vezes oferecidos pelas associações de escalada e montanhismo, ou por profissionais independentes). Verifique com o instrutor pretendido, suas experiências e competências adquiridas para tal.

Use sempre os equipamentos de segurança corretos e nunca dispense o uso de capacete.

Faça reciclagens constantemente: cursos de resgate, orientação, meteorologia, avançado de escalada, informe-se sobre novas técnicas adotadas, alongamentos, exercícios, ética e posturas em relação ao meio ambiente, mantenha a mente aberta e flexível a mudanças e esteja sempre atento aos perigos inerentes à prática do montanhismo e escalada.

Algumas leituras importantes:
To Bolt or Not To Be (.pdf)
Declaração de Tirol (.pdf)
Princípios e Valores – CBME (.pdf)
Pega Leve!
O Direito ao Risco (.pdf)
Declaração de Kathmandu
Manifesto da Escalada Natural
Climb Smart!

Boas aventuras!

Nenhum comentário :