sábado, 18 de novembro de 2017

Expedição Yaripo

Sempre soubemos e sempre ouvimos por aí que o que não conhecemos não sentimos falta, não preservamos.

De nada adianta falar de conservação dos Parques, manejo das Unidades de Conservação, se não sentimos por elas, não nos envolvemos com as Comunidades Tradicionais que ali habitam.

Mas quem são os atores do Parque Nacional do Pico da Neblina? Quem são os principais protagonistas desse Estado grandioso que é o Amazonas? Quais são os coadjuvantes das Montanhas, Federações e Confederações? Reunião de planejamento.

Os Yanomami de Ariabú, Maturacá juntos aos montanhistas da CBME-FGM, em prol do manejo, da conservação e do ecoturismo, partem neste domingo para a expedição denominada "Expedição Yaripo CBME", onde serão realizadas ações de manejos na trilha de acesso ao ponto mais alto do Brasil. Colocação de degraus de aço em alguns trechos verticais, para assegurar o mínimo impacto da visitação e reduzir os riscos de acidentes em locais remotos em um uso social correto e consciente.

Mas além destes objetivos práticos, a conversa se estenderá para respondermos a pergunta: quem são mesmo os atores?

Estaremos vivenciando um intercâmbio com as comunidades mais sobre técnicas de resgate, ecoturismo, equipamentos, e, a cultura e modos de vida local,  e conservação. Ensinaremos e aprenderemos sobre convivência. E concluiremos com certeza, a luz de pesquisadores, estudantes, visitantes futuros, somos todos nós, não só atores, mas responsáveis, astros principais, do futuro de toda e qualquer região brasileira, toda e qualquer terra que pisamos, todo ambiente o qual usufruímos e fazemos parte. Somos atores, todos nós. E juntos deixaremos um grandioso legado àquela montanha.

Este projeto conta com o apoio da Associação Yanomami do Rio Cauaburis (AYRCA), Associação das Mulheres Yanomami (AMY Kumirãyõma), Hilti, ICMBio, FUNAI, Exército Brasileiro e Instituto Socioambiental.

Yaripo!!!

Texto: Ale Arriada, com a colaboração de Gil Pereira (ambos FGM)

Nenhum comentário :